Alimente o MACACO!

O MACACO - Movimento Artístico e Cultural do CAASO - torna público o presente chamamento para o “Alimente o MACACO!” deste ano de 2010. O Alimente o MACACO! visa receber distintas propostas ou trabalhos a serem de alguma forma apresentados ou incorporados como parte da 6ª Semana do MACACO, que ocorrerá entre os dias 17 e 26 de setembro de 2010.

As atividades da Semana do MACACO ocorrerão nos diversos espaços do CAASO, em outros espaços das áreas 1 e 2 do campus da USP São Carlos, no Teatro Municipal de Arena José Saffiotti Filho e em outros lugares e espaços públicos de São Carlos (SP). Ocorrerão oficinas, discussões, mostras de dança e teatro, apresentações musicais, exibições de filmes e vídeos, performances, intervenções e exposições artísticas, entre outros, e parte dessas atividades serão selecionadas através deste Alimente o MACACO.

Este ano, estão abertas inscrições para propostas em três modalidades:
- Mostra de trabalhos
- Proposta de atividades
- Concurso de artes gráficas para a Semana do MACACO


As fichas de inscrição se encontram no ao final deste documento. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento e envio da ficha de inscrição para o email macacaaso@gmail.com. Os objetivos, modalidades e formas de participação, inscrição e seleção das propostas encontram-se detalhados no Regulamento abaixo.

ATENÇÃO: O prazo para inscrição de Propostas de atividades e ao Concurso de artes gráficas foi prorrogado até o dia 22 de agosto. O prazo para inscrição na modalidade Mostra de trabalhos foi antecipado para o dia 30 de agosto.



1. Objetivos

1.1. O Alimente o MACACO! se propõe a receber trabalhos, propostas e contribuições à realização da Semana do MACACO, buscando a divulgação e a ampliação do acesso a esses trabalhos, o intercâmbio entre produtores, e a participação de pessoas ou grupos que não fazem parte do MACACO na construção de suas atividades.

1.2. Visa-se também estimular a produção artística e cultural - em suas mais diversas formas, expressões, linguagens, meios e produtos - entre os estudantes universitários, como forma de cumprir parte dos objetivos do MACACO e incentivar uma formação ampla e crítica dos indivíduos.

1.3. Estimula-se, mas não se restringe, que as propostas apresentadas tenham algum diálogo com o eixo temático da 6ª Semana do MACACO, que é “O papel da Arte e da Cultura na Universidade e na Sociedade”, constituindo-se como foco a inserção política e social da produção artística e dos processos culturais, bem como as políticas que propiciam (ou não) e direcionam essas produções e processos. Mais informações sobre os temas e as linhas da Semana no texto “Semana do MACACO 2010”, disponível no blog.


2. Modalidades

2.1. O Alimente o MACACO! receberá inscrições de propostas nas seguintes modalidades:
- Mostra de trabalhos
- Propostas de atividades
- Concurso de artes gráficas para a Semana do MACACO.


2.2. A Mostra de trabalhos abarca a inscrição de obras e produtos a serem exibidos durante a Semana do MACACO, abrangendo trabalhos de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema ou mesmo instalações, no espaço do CAASO ou em outros espaços onde acontecerão as atividades da Semana.

2.3. As Propostas de atividades podem envolver a proposição de oficinas, discussões, intervenções, ou ainda a apresentação de grupos musicais, teatrais, de dança ou músicos. As atividades selecionadas serão incluídas na programação da Semana, podendo também ser inclusas em eventos do MACACO posteriores à Semana, de acordo com a disponibilidade do proponente e acerto prévio.

2.4. O Concurso de artes gráficas para a Semana do MACACO visa receber propostas de logotipo ou artes gráficas em geral a serem utilizados nos materiais de divulgação. Serão selecionados uma ou mais artes ou logotipos que se incorporarão na identidade visual da Semana, do cartaz e do folder de divulgação da programação. As propostas inscritas também serão utilizadas como base para a “Oficina de artes gráficas e materiais de comunicação e divulgação” que será realizada no período pré-Semana, com o intuito de produzir diversos tipos de materiais (como cartazes, painéis, stikers e camisetas) de divulgação do MACACO, sua Semana e suas atividades.


3. Inscrições

3.1. As inscrições iniciam-se no dia 1º de agosto e são gratuitas.

3.2. O prazo para inscrição de Propostas de atividades e ao Concurso de artes gráficas encerra-se no dia 22 de agosto. O prazo para inscrição na modalidade Mostra de trabalhos encerra-se no dia 30 de agosto.

3.3. As fichas de inscrição estão disponíveis no link ao final deste documento. Elas devem ser preenchidas e enviadas ao email macacaaso@gmail.com até os prazos estipulados no item acima.

3.4. Também deverão ser enviados por email materiais, imagens ou links onde se possa ter acesso aos trabalhos para serem avaliados. Caso seja necessário, deve ser enviado à organização do MACACO algum impresso, fita, CD ou DVD contendo esse material, conforme as orientações dispostas na ficha de inscrição.

3.5. No caso do Concurso de artes gráficas também devem ser enviados, necessariamente, os seguintes formatos do arquivo digital da proposta:
- proposta original em formato "cdr"
- proposta original em formato "jpg"
- proposta em preto e branco no formato "cdr"
- proposta em preto e branco no formato "jpg"



4. Seleção

4.1. A seleção será realizada pelos integrantes do MACACO, em reunião aberta que se realizará no dia seguinte ao prazo final de inscrição de cada modalidade. Ela terá por base a pertinência e a viabilidade da proposta apresentada.

4.2. Os participantes com trabalhos ou propostas selecionados serão comunicados pela organização do MACACO através do email constante na ficha de inscrição em até 36 horas após o encerramento do prazo de inscrição. O participante deverá responder, confirmando interesse, em até 36 horas após o envio do email da organização do MACACO; caso contrário sua proposta será desclassificada.


5. Disposições finais

5.1. O MACACO é soberano quanto à seleção dos trabalhos e propostas apresentados.

5.2. Não há premiação ou remuneração aos participantes, exceto aos selecionados na modalidade Concurso de artes gráficas, que receberão um exemplar de cada material produzido a partir de sua proposta, incluindo uma camiseta da 6ª Semana do MACACO.

5.3. Gastos com infra-estrutura e materiais necessários à realização das propostas poderão ser custeados pela organização da Semana do MACACO 2010, desde que sejam explicitados na inscrição e que estejam dentro de suas possibilidades orçamentárias.

5.4. Os detalhes da forma de realização, apresentação ou utilização dos trabalhos e propostas inscritos serão definidos pela organização do MACACO, ouvindo-se o/a propositor/a.

5.5. Dependendo das especificidades de cada trabalho ou proposta selecionada, será requisitada a colaboração do/a propositor/a na montagem da estrutura necessária à apresentação ou exibição do trabalho.

5.6. No caso de produtos expostos na Mostra de trabalhos, o MACACO não se responsabilizará por qualquer dano aos materiais utilizados ou aos trabalhos expostos.

5.7. Os casos omissos deste regulamento serão observados e julgados pelo MACACO.


Ficha de Inscrição para as modalidades MOSTRA DE TRABALHOS e PROPOSTAS DE ATIVIDADES.

Ficha de Inscrição para o CONCURSO DE ARTES GRÁFICAS.