Alimente-se do MACACO!

Um dos princípios que norteiam a atuação do MACACO é o entendimento da Arte e da Cultura enquanto elementos formadores de nossa capacidade de perceber, entender a atuar sobre a realidade, e disso se desdobra a nossa concepção de que não devemos ser apenas espectadores, mas participantes ativos. Por isso, o MACACO busca trabalhar com três vertentes de atividades: apresentações, debates e oficinas, na perspectiva de um espectador que também reflete, discute, aprende e produz.

Dentro disso, as oficinas são fundamentais, por propiciar um contato diferenciado com certas expressões, técnicas ou linguagens artísticas, indo ao encontro desse papel formador. E neste ano o MACACO está trazendo algumas oficinas prévias à Semana do MACACO, que acontecerão na segunda quinzena de agosto e na semana anterior à Semana do MACACO.

A descrição das oficinas está logo abaixo, e as inscrições já estão abertas. Basta enviar um email para macacaaso@gmail.com com seu nome, email, telefone e profissão/ocupação, contendo no título do email o nome da oficina na qual você está se inscrevendo.

Alimente-se do MACACO!


OFICINA DE SAMBA DE COCO

Dias 26, 27, 28 e 29 de agosto.
Oficina-vivência ministrada pelo músico pernambucano Guga Santos, concebida a partir da vivência com os mestres e baseada em atividade semelhante desenvolvida em Olinda (PE) em janeiro deste ano. Contempla a contextualização histórica, o ritmo, o trupé, os instrumentos, a cantoria e o repente. Tem como objetivo principal transmitir e desenvolver as Brincadeiras Populares como o Coco, que já toma expressão em todo o Brasil, a partir da poesia do repente no improviso, da dança, da musica e da alegria da Cultura Popular. A oficina também traz como proposta gerar uma apresentação na Semana do MACACO, a partir do que foi trabalhado, de forma livre e a depender das possibilidades dos participantes.
Aberta a todos os públicos. Limite máximo de 25 participantes.

Primeiro encontro no dia 26 de agosto, quinta-feira, às 19h, no Salão Cultural do CAASO (campus da USP São Carlos).


OFICINA DE ARTES GRÁFICAS E MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO E DIVULAÇÃO
 
Dias 23, 24 e 28 de agosto.
Oficina que busca introduzir e trabalhar a comunicação visual em alguns de seus aspectos a partir de três momentos: o tratamento e adequação de imagens a partir de técnicas digitais e artesanais; a introdução a linguagens e técnicas de produção, como o silkscreen e o stêncil; e a confecção de produtos (como cartazes, painéis, stikers e camisetas) a partir das técnicas e linguagens trabalhadas, em suas diversas possibilidades e combinações. A oficina tem o objetivo de introduzir um maior público às linguagens visuais a partir da aprendizagem de técnicas simples e acessíveis. Outro objetivo da atividade é produzir alguns materiais que possam ser utilizados como comunicação visual da Semana do MACACO, incorporando mais ativamente os participantes da oficina como parte do MACACO.
Aberta a todos os públicos. Limite máximo de 15 participantes.



OFICINA DE TEATRO: PROVOCAÇÃO CÊNICA
 

Dia 18 de agosto. 
A oficina será ministrada pela Cia. Acidental de Teatro, de Campinas, e abordará alguns procedimentos contemporâneos de criação teatral, utilizados no processo de montagem da peça “Macacos me mordam”. Partindo de diferentes fontes (contos, poemas, textos dramáticos, músicas, imagens), os ministrantes, sempre em posição de provocadores, organizarão a criação dos participantes. A oficina também faz parte do projeto "Quartas Alternativas", realizado pela Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos em conjunto com grupos teatrais da cidade, e que tem o objetivo de proporcionar intercâmbio entre os grupos e diálogo entre as linguagens cênicas (dança, teatro e circo), desenvolvendo ações relacionadas à formação artística e de público.
Voltada preferencialmente a quem trabalha com artes cênicas, de forma profissional ou amadora.
Às 19h, no Teatro Municipal de São Carlos (Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua José Bonifácio, Centro).


 
OFICINA DE VÍDEO
 

Em setembro. Em breve divulgaremos mais delalhes.
Introdução às linguagens e técnicas de filmagem e edição de vídeo. A oficina terá um primeiro encontro expositivo e introdutório ao vídeo e aos equipamentos; um segundo momento de captação de imagens; e um terceiro momento de edição e análise do material produzido. Ela terá como objetos a serem filmados as atividades da “Noite do MACACO” (no dia 20 de agosto) e outras situações de livre escolha dos participantes em conjunto com o ministrante. O MACACO também propõe aos participantes que colaborem com a cobertura da Semana do MACACO, através da filmagem e edição de um vídeo de algumas de suas atividades.




ATENÇÃO: Qualquer informação complementar ou mudança no cronograma de alguma oficina será divulgada neste blog e enviada ao email dos inscritos.