Sobre o MACACO

O MACACO, Movimento Artístico e Cultural do CAASO, é um coletivo formado por estudantes da USP São Carlos e aberto à participação de todos os interessados, que tem por objetivo discutir, promover e difundir a Arte e a Cultura no Campus da USP em São Carlos. Uma de suas principais atividades é a realização da “Semana do Macaco”, que em 2009 teve sua quinta edição e é reconhecida, desde o início, como um dos maiores eventos culturais realizados na USP.

A primeira Semana do Macaco ocorreu em 2005, por iniciativa da gestão "Nacanoua", que dirigia o CAASO à época. Desde esse primeiro momento já se buscava constituir o MACACO enquanto um Movimento – como seu próprio nome indica. Nesse sentido, a cada ano a Semana do MACACO incorporava em sua organização diversos estudantes e pessoas da cidade que se interessavam ou já tinham algum envolvimento com Arte e Cultura. A partir disso, o MACACO passou a desenvolver outras atividades e parcerias, promovendo apresentações, palestras, oficinas, intervenções e reuniões ao longo de todo o ano.

Em todo esse período, o MACACO contou com o apoio das gestões que passaram pela Diretoria do CAASO e de vários dos Grupos Culturais ligados ao Centro Acadêmico. Várias Secretarias Acadêmicas e o próprio DCE-Livre da USP também vêm se incorporando, ao longo dos últimos tempos, na participação e apoio ao Movimento. E estes apoios são fundamentais para que as atividades aconteçam e se dêem de maneira integrada.

Consideramos que o MACACO tem o papel fundamental de ampliar o contato do Campus – fortemente centrado nas Ciências Exatas e Engenharias – com a Arte e a Cultura. E esse contato pode e deve ser tanto mais ativo e participativo quanto possível, fazendo com que os estudantes interajam entre si e com a cidade, e também que se vejam enquanto cidadãos que podem debater e produzir cultura, e não apenas consumi-la.

Por isso, convidamos todos que se interessarem a participar das reuniões do coletivo e das atividades promovidas pelo MACACO!